domingo, 20 de novembro de 2011

Lamentável


É a palavra que me vêm à cabeça para definir a participação do Grêmio no Brasileirão 2011. Acho que o erro maior é o de não assumir o seu tamanho e a sua história. Se analisarmos o currículo dos 20 times da série A do Campeonato Brasileiro, o Grêmio fica aí em 5º ou 6º lugar, no máximo. Se analisarmos as folhas de pagamento, as estruturas dos clubes, a posição fica por aí também, se não for melhor. É só ver que clubes têm estádio próprio, folha de pagamento em dia, etc.
Então porque não assumir sua condição, sua história e seu tamanho e se nivelar a clubes com muito menos expressão? Ou tu acha razoável perder dois jogos para o Ceará e para o Botafogo e empatar dois jogos com o América-MG? É isso mesmo, em 18 pontos contra clubes bem menores fazer dois pontos é inaceitável. Aí tu vai dizer: “pô, o Botafogo é grande!”. Mas não é um dos menores entre os grandes? Não tem muito menos títulos e experiência do que o Grêmio? Não dava para ganhar pelo menos um dos dois jogos?
O planejamento para o Brasileirão, na minha opinião, devia ser de vencer os dois jogos (em casa e fora) contra os que não são do clube dos 13, mais vitória em casa, pelo menos, contra os do clube dos 13. Isso somado dá uns 81 pontos e com uma pequena quebra dá o título...
É pensamento mágico! Não é não, é assumir sua condição de clube grande e fazer acontecer. Esta história de fazer jogo a jogo é desculpa para encobrir todos os erros de contratações equivocadas, demissões de treinadores (foram 3 neste campeonato) e dispensas insanas (o artilheiro do campeonato tava aqui, lembra?).
Por tudo isso a palavra lamentável me parece a mais adequada. Aguardemos que 2012 seja melhor, se o pensamento for esse quem sabe já tenhamos um grande avanço. Mas antes do Brasileirão a Copa do Brasil é um dever! E a Sulamericana seria uma retomada no cenário internacional. Que o Vasco sirva de inspiração!
Abraço

Um comentário:

  1. O planejamento deveria ser: vencer todos os jogos em casa. Fora de casa, vencer os pequenos e empatar com os grandes. Seria aceitável perder para Corinthians, São Paulo, Inter, Cruzeiro, Flamengo e Santos, todos fora. Vasco, Botafogo, Fluminense, Palmeiras são jogos possíveis de se vencer os dois confrontos, porém, aceitável vencer em casa e empatar fora.

    ResponderExcluir